Campanhas para preservar o nosso planeta

Crescimento populacional




Reflexão pessoal: Os factos são muito simples. No planeta, cada pessoa deveria ocupar 1.9 hectares, mas a média que neste momento utilizam é de 2.3 hectares por pessoa. Isto significa que actualmente, precisamos de 1.5 Planetas Terra para vivermos sustentavelmente. A maior pegada ecológica pertence aos U.S. com 9.57 hectares. Necessitariamos de 5 Terras se toda a gente consumisse assim. Existem, neste momento, 6.5 biliões de habitantes na Terra mas, está previsto que em 2050 existirão 9 BILIÕES. Imagine os problemas de hoje daqui a 50 anos: Fome, Escassez e Poluição. Por isso, antes de ter filhos, pense em dar uma pequeno "repouso" á Terra. ADOPTE. Se não consegue sustentar a sua família, dar-lhes a vida que eles merecem, não tenha filhos. E se realmente tem de ter filhos, não superpopulacione o nosso planeta!! :)

Calcula a tua pegada ecológica: http://www.bestfootforward.com/footprintlife.htm

O Mundo em números: http://www.worldometers.info/



Formação do Sistema Solar


Reflexão: O Sistema Solar, segundo a Teoria Nebular, formou-se através da contracção da nébula por acçao gravítica, aumentando a seu velocidade de rotação e a sua temperatura. Logo após esta etapa, houve o achatamento da nuvem, adquirindo assim a forma de disco. Isto levou á formação de um proto-sol, e mais tarde, de planetesimais. Os planetesimais deram-se pelo arrefecimento e aglutinação de poeiras nebulares em agregados sólidos. Após a origem de planetesimais, formam-se os proto-planetas e os planetas devido á atracção e aglutinação de corpos sólidos pelos planetesimais.



Noticias#1

Os restos de um rinoceronte da Idade do Gelo foram encontrados por uma menina de 5 anos de idade num parque aquático da Inglaterra.
Emelia Fawbert encontrou a carcaça fossilizada no Cotswold Water Park perto de Cirencester, durante uma actividade denominada de caça aos fósseis realizada no local no dia 26 de Outubro. Emelia e o pai James encontraram uma vértebra atlas de rinoceronte lanoso, que viveu há cerca de 50 mil anos. Parte da vértebra atlas, que servia de apoio à cabeça do animal, ficou exposta por uma recente escavação no local.
Emelia e o pai usaram uma pá para retirar o osso da terra. A peça foi colocada num saquinho lacrado e doada a um museu. A caça, envolvendo 75 pessoas, também descobriu o osso de uma perna e uma vértebra de um veado da Idade do Gelo e restos de uma criatura parecida com a lula do Período Jurássico, há cerca de 150 milhões de anos. Emelia, que se quer tornar uma paleontologista participou na caça aos fósseis pela primeira vez. A actividade foi organizada pela Cotswold Water Park Society e liderada pelo paleontologista Neville Hollingworth, que descobriu restos de um rinoceronte lanoso perto de Swindon em 2004.

Reflexão pessoal: Ao fazermos este tipo de eventos somos capazes de recuar no tempo e deduzir as condições ambientais, tanto físicas como químicas, do nosso planeta e reconstruir os "seres vivos" existentes há milhões de anos atrás. Maiorparte destes fósseis encontram-se em rochas sedimentares.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3311134-EI319,00-Menina+acha+vertebra+de+rinoceronte+da+Idade+do+Gelo.html

Lua:actividade vulcânica é mais recente do que se pensava

Imagens detalhadas do lado mais distante da Lua fizeram os cientistas japoneses acreditar que a actividade vulcânica no satélite da Terra é muito mais recente do que se pensava, informa a agência Reuters. A região intriga os pesquisadores há muito tempo porque é o lado que fica permanentemente oculto para a Terra. As fotografias foram captadas pelas câmeras do satélite espacial nipônico Selene. Em artigo publicado na revista científica Science, os japoneses afirmaram que a observação pode ajudar na compreensão da evolução da actividade vulcânica na Lua. Na opinião dos cientistas, as grandes planícies escuras possuem crateras que podem ser importantes para determinar a idade da superfície lunar.
"Encontramos actividade vulcânica recente nessa região, possivelmente há uns 2,4 milhões de anos", analisou Makiko Ohtake, membro da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. Ohtake explicou que os cientistas acreditavam que processo teria se tornado inactivo há três bilhões de anos. A actividade vulcânica é muito mais recente e estudos anteriores identificaram evidências de erupções ocorridas entre 1,5 e dois milhões de anos atrás. "As erupções ajudam a explicar as diversas crateras existentes na Lua, que se relacionam com uma fonte calórica e a evolução da superfície lunar. Os movimentos vulcânicos também deixaram escombros que actualmente formam o solo do satélite", completou.


Reflexão pessoal: A Lua está a cerca de 384 400 km de distância da Terra. É o corpo celeste mais próximo da Terra, o único cuja superficie é visível no céu nocturno e o único visitado pelo Homem. Este satélite natural é também o maior de todo o Sistema Solar, e por muito misterioso que seja, está sempre com a mesma face voltada para a Terra, visto que, o seu período de rotação é semelhante ao de translação. É um sistema que tem uma atmosfera minima, pois a sua massa não proporciona a este satélite natural uma grande força de gravidade. A superfície da Lua tem uma cor acinzentada e apresenta uma série de crateras (provocadas pela queda de meteoritos), que originam no solo lunar alguns vulcões, depressões, colinas e valas com fluxo de lava.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3315150-EI301,00-Lua+atividade+vulcanica+e+mais+recente+do+que+se+acreditava.html