Ideias-Chave#1

  • O DNA é o suporte universal da informação genética.
  • Uma molécula de DNA é constituída por uma dupla hélice formada por duas cadeias. Cada cadeia tem uma sequência de nucleótidos de quatro tipos diferentes designados pelas letras A, T, C e G.
  • Devido à complementaridade de bases, estabelecem-se ligações de hidrogénio entre adenina e timina e entre guanina e citosina.
  • O número de nucleótidos e a sua ordem variam nas diferentes moléculas de DNA.
  • A universalidade e a variabilidade são características da molécula de DNA.

Natureza química do DNA


No ácido desoxirribonucleico podem identificar-se três constituintes fundamentais:
  • Ácido fosfórico : confere à molécula características ácidas.
  • Pentose : a desoxirribose tem este nome porque possui menos um átomo de oxigénio do que a ribose.
  • Bases azotadas: podem ser bases de anel simples (bases pirimídicas) como a timina e a citosina ou bases de anel duplo (bases púricas) como a adenina e a guanina.
Cada um dos nucleótidos que entra na molécula de DNA tem na sua constituição estes três componentes. No DNA consideram-se quatro categorias de nucleótidos que são designados pela base azotada que entra na sua constituição. Assim, podem considerar-se: nucleótido adenina, guanina, citosina e timina.


Estrutura do DNA
















ADN desenrolado : o DNA é estruturado com uma escada em espiral (dupla hélice).

Pares de base: pares de bases formam os degraus da escada. A ordem segundo a qual ocorrem os pares de bases fornece as instruções ou código genético.
Triplete : os trios de base fornecem o código para os aminoácidos, os quais formam as proteínas.
Coluna vertebral açúcar fosfato :cada base está ligada a uma molécula de açúcar chamada de desoxirribose. Estas moléculas ligam-se para formar os suportes de DNA.
Os nucleótidos podem unir-se por reacções de condensação, formando cadeias polinucleotídicas.
Quando uma cadeia polinucleotídica está em formação, vão-se ligando nucleótidos sequencialmente. Cada novo nucleótido liga-se pelo grupo fosfato ao carbono 3' da pentose do último nucleótido da cadeia, repetindo-se o processo na direcção 5' para 3'. Assim, ao último nucleótido que tem o carbono 3' livre, pode ligar-se um novo nucleótido pelo grupo fosfato.

Marcha das ideias

  • 1900 a 1910 : Criação da genética enquanto ciência.
  • 1910 : O biologista americano T. H. Morgan demonstrou que os genes estão localizados nos cromossomas.
  • 1928 a 1944 : Numerosos trabalhos conduzem à ideia de que o DNA é o suporte da informação genética.
  • 1953 : F. Crick e J. Watson propõem a estrutura em dupla hélice para o DNA.
  • 1955 : é identificado o número de cromossomas da espécie humana (46).
  • 1981 : Primeira transgénese animal. Um rato nasce com um gene que lhe é estranho.
  • 1986 : Os americanos lançam o Programa Genoma Humano.
  • 1990 : Primeiras tentativas de terapia genética ao nível de uma doença que afecta os glóbulos brancos.
  • 1995 : Primeira sequenciação completa do DNA de organismos simples (bactérias).
  • 1999 : Completada a sequenciação do cromossoma 22 humano.
  • 2000 : Feita a sequenciação completa do cromossoma 21.
  • 2001 : Publicada a primeira sequenciação completa do genoma humano.
  • Futuro : Talvez sejam necessárias décadas de investigação e análise antes que a informação contida no genoma humano seja compreendida em detalhe.

DNA: o que é?

As células são as unidades estruturais mais pequenas do corpo e estão agrupadas em diversos tipos de tecido. Independentemente das suas funções, todos os tipos de células têm uma estrutura interna idêntica, e a maior parte delas um núcleo com uma substância chamada DNA, que alberga a informação genética passada de pais para filhos. O DNA controla a singularidade de cada pessoa, mas também o modo como cada célula individual funciona.
O termo DNA é utilizado para definir o ácido desoxiribonucleico, uma substância química que existe em todos os organismos vivos (e pode sobreviver, durante milhares de anos, após a morte). O DNA tem toda a informação de que uma célula necessita para produzir as proteínas necessárias ao funcionamento. As moléculas de DNA são constituídas por uma série de pequenas unidades formadas por pares de bases químicas. Estas bases são quatro: Adenina (A), Tiamina (T), Guanina (G) e Citosina (C). Elas ligam-se sempre numa mesma combinação: a adenina com a tiamina e a guanina com a citosina. A ordem pelas quais estas bases ocorrem ao longo de todo o comprimento da molécula fornece o código genético.

Reflexão pessoal: Nunca me tinha apercebido da importância do DNA nas nossas vidas até agora. Este , não só é o suporte básico da vida mas como também é o que nos confere maior parte das nossas características. Como foi citado variadas vezes na aula, podemos olhar para o DNA como uma complexa rede que forma um dicionário de quatro letras, apenas quatro (A, D, T e G). Com estas quatro letrinhas do nosso alfabeto somos capazes de formar mil e uma coisas. O DNA é uma coisa extraordinária. Apesar de ser minúsculo, a sua importância é vital para todos os seres vivos.

Fontes Informativas: Livro "Enciclopédia Completa"


Estrutura e função das células

Todas as células são constituídas por uma membrana exterior que envolve o seu conteúdo líquido, o citoplasma. Dentro deste existem estruturas especializadas, os organitos, que desempenham as tarefas próprias da célula. No centro da célula existe o núcleo, que contém material genético (DNA) na forma de cromossomas e actua como centro de controlo da célula. Muitas células dispõem de um conjunto completo de instruções genéticas, mas, no interior de cada célula apenas são activadas as necessárias para as suas funções. Por exemplo, as instruções para produzir insulina (uma hormona) estão presentes no DNA de cada célula, mas apenas são utilizadas nas células do pâncreas.

Embora muitas células possuam os mesmos tipos de organitos, elas têm diferentes formas e tamanhos e diferentes tempos de vida dependendo das suas funções. As células gordas são globulares e contêm uma gotícula de gordura, enquanto as nervosas têm longos e ramificados eixos axónicos para transmitir mensagens. Algumas células podem até mudar de forma. Os glóbulos brancos, por exemplo, podem tornar-se longos e finos para se esgueirarem pelos capilares ou formar "braços" para prender e fagocitar os microorganismos.

Reflexão pessoal: As células vivas classificam-se em procarióticas e eucarióticas. As células eucarióticas são maiores e mais complexas, e possuem mecanismos muito mais elaborados de regulação genética. O DNA das células eucarióticas encontra-se confinado num local próprio, delimitado por membranas, o núcleo. No citoplasma existem também vários compartimentos delimitados por membranas e especializados em funções específicas. Com isto, concluímos que as células representam a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos.

Fontes informativas : Livro de Bioquímica

Objectivos - Crescimento e Renovação Celular

  • Compreender que o DNA é, em regra, o suporte da informação genética de um indivíduo.
  • Identificar a localização e natureza química da informação genética a nível celular.
  • Relacionar a importância do mecanismo da replicação semiconservativa, com a constância do património genético próprio de cada espécie.
  • Analisar as funções dos intervenientes na biossíntese de uma cadeia polipeptídica.
  • Interpretar a polimerização sequencial dos aminoácidos, como a expressão da informação genética contida no DNA.
  • Compreender que as proteínas condicionam todo o metabolismo celular.
  • Analisar problemas de ordem social e ética envolvidos na manipulação da informação genética.

Ano lectivo 2009/2010

Durante este ano lectivo, no meu portefólio online, podem encontrar todos os temas que vamos abordar na sala de aula. Vou colocar notícias, resumos, curiosidades, informação e documentação sobre a matéria leccionada. Podem também levantar questões, investigar construindo os vossos próprios dados, complementar a construcção de um conhecimento novo e sintetizar ideias. Com isto, espero que a vossa avaliação seja melhor.
O 11ºano de Biologia vai aprofundar temas como o Crescimento e Renovação Celular, a Reprodução nos seres vivos, a Evolução Biológica e a Sistemática de Seres Vivos.
Quanto á Geologia, vamos investigar a Ocupação antrópica e os problemas de ordenamento, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres e, para finalizar o ano lectivo, Recursos Geológicos - exploração sustentada .
Do meu ponto de vista, este ano tem muito para nos dar estudantes. Espero que seja bastante atractivo e interessante para vocês também.

Se acharem que o meu blogue deve ser melhorado, em qualquer aspecto, por favor façam propostas de trabalho, elaborem uma visão global dos assuntos e comentem.

Espero que apreciem de uma forma positiva o meu trabalho.