Começando pela definição de sistema, podemos dizer que é qualquer conjunto de elementos de interacção, constituídos por matéria e energia.
Há três tipos de subsistemas:
· Aberto
· Fechado
· Isolado
Perante isto, estamos aptos a afirmar que a Terra é um sistema fechado, pois nela só há troca de energia com o exterior. Possui uma quantidade finita de matéria, a poluição gerada acumula-se no seu interior e os seus subsistemas são abertos, dinâmicos e interdependentes entre si.
A Terra é consituído pelos seguintes subsistemas:
· Geosfera
· Atmosfera
· Hidrosfera
· Biosfera
Há, ainda, alguns autores que fazem referência a um quinto subsistema, a criosfera. Todos os subsistemas terrestres são interdependentes uns dos outros, apresentando uma complexa rede de interacções. Então, se o homem contaminar, por exemplo, a hidrosfera, estará a contaminar todos os outros subsistemas.
Refexão pessoal: Sendo o nosso planeta um sistema único e dinâmico, constituído por cinco subsistemas, basta uma alteração e/ou modificação num dos cinco subsistemas, para causar desequilíbrios nas relações que eles estabelecem entre si e provocar alterações que podem afectar parcial ou totalmente o sistema Terra. O Homem, como elemento importante do subsistema biosfera, é aquele que um maior número de relações consegue estabelecer entre todos os subsistemas.Como resultado da actividade humana, verifica-se que o Homem interfere negativamente no subsistema biosfera , bem como em todos os outros subsistemas terrestres de uma forma como nenhuma outra espécie o havia feito (exemplo: poluição a vários níveis, destruição de habitats de outras espécies, sobreexploração de recursos naturais...). Todavia, é também a única espécie que pode mudar o rumo dos acontecimentos resultantes da sua actividade. O futuro do nosso planeta está nas nossas "mãos".
Fonte: http://auladebiologiaegeologia.blogspot.com/2007/12/os-subsistemas-terrestres.html