Lua:actividade vulcânica é mais recente do que se pensava

Imagens detalhadas do lado mais distante da Lua fizeram os cientistas japoneses acreditar que a actividade vulcânica no satélite da Terra é muito mais recente do que se pensava, informa a agência Reuters. A região intriga os pesquisadores há muito tempo porque é o lado que fica permanentemente oculto para a Terra. As fotografias foram captadas pelas câmeras do satélite espacial nipônico Selene. Em artigo publicado na revista científica Science, os japoneses afirmaram que a observação pode ajudar na compreensão da evolução da actividade vulcânica na Lua. Na opinião dos cientistas, as grandes planícies escuras possuem crateras que podem ser importantes para determinar a idade da superfície lunar.
"Encontramos actividade vulcânica recente nessa região, possivelmente há uns 2,4 milhões de anos", analisou Makiko Ohtake, membro da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. Ohtake explicou que os cientistas acreditavam que processo teria se tornado inactivo há três bilhões de anos. A actividade vulcânica é muito mais recente e estudos anteriores identificaram evidências de erupções ocorridas entre 1,5 e dois milhões de anos atrás. "As erupções ajudam a explicar as diversas crateras existentes na Lua, que se relacionam com uma fonte calórica e a evolução da superfície lunar. Os movimentos vulcânicos também deixaram escombros que actualmente formam o solo do satélite", completou.


Reflexão pessoal: A Lua está a cerca de 384 400 km de distância da Terra. É o corpo celeste mais próximo da Terra, o único cuja superficie é visível no céu nocturno e o único visitado pelo Homem. Este satélite natural é também o maior de todo o Sistema Solar, e por muito misterioso que seja, está sempre com a mesma face voltada para a Terra, visto que, o seu período de rotação é semelhante ao de translação. É um sistema que tem uma atmosfera minima, pois a sua massa não proporciona a este satélite natural uma grande força de gravidade. A superfície da Lua tem uma cor acinzentada e apresenta uma série de crateras (provocadas pela queda de meteoritos), que originam no solo lunar alguns vulcões, depressões, colinas e valas com fluxo de lava.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3315150-EI301,00-Lua+atividade+vulcanica+e+mais+recente+do+que+se+acreditava.html

0 comentários:

Enviar um comentário