Transporte no xilema

Chama-se xilema ao tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos - a seiva bruta - da raíz até às folhas. Nas árvores, o xilema secundário é o constituinte da madeira ou lenha.


O xilema é formado por quatro tipos celulares:
  1. Traqueidos - são células cilíndricas, alongadas e com numerosos poros, tanto nas paredes laterais. A parede celular dos traqueídos encontra-se reforçada com lenhina, um composto quimico roduzido apenas pelas plantas, que as torna impermeáveis. Quando se encontram totalmente formadas, estas células perdem todo o citoplasma (tornam-se células mortas) e funcionam como vasos condutores da seiva, não só na direção vertical, mas também para os tecidos circundantes.
  2. Elementos de vasos - Tal como os traqueídos, também são células mortas lignificadas. As células dispõem-se topo a topo, e as paredes celulares transversais desaparecem, formando-se vasos xilémicos. Também nos elementos vaso existem poros, que correspondem a zonas de permeabilidade, em que pode ocorrer passagem lateral da seiva bruta.
  3. Fibras Lenhosas - São células mortas e alongadas, bastante lignificadas, e cuja função principal é a de suporte dos feixes xilémicos.
  4. Parênquima Lenhoso - Únicas células vivas do tecido xilémico, e exercem funções de reserva.
Para explicar a ascensão da seiva bruta no xilema foram propostos doois modelos:
  1. Hipótese da pressão radicular
  2. Hipótese da Tensão-Coesão-Adesão
Fontes informativas: Enciclopédia

0 comentários:

Enviar um comentário