Transporte nos Vertebrados

Peixe - Nos peixes a circulação é simples, ou seja, o coração é constituído por uma aurícula e por um ventrículo. O sangue completa uma volta total ao corpo, passando uma única vez pelo coração. Ao coração destes animais chega o sangue venoso que é recebido pela aurícula que o bombeia para o ventrículo. Após a contracção do ventrículo, ou seja, a sístole, pressiona o sangue em direcção às superfícies respiratórias. Aí o sangue recebe oxigénio e parte em direcção a todas as células do corpo. O sangue chega às células a baixa pressão, por isso o acesso ao oxigénio e nutrientes é baixo.

Anfíbio - Os répteis também apresentam uma circulação dupla e incompleta, mas com excepção dos crocodilos que apresentam um coração e quatro cavidades. O coração destes animais apresenta duas aurículas e um ventrículo e onde se observa um septo incompleto. A contracção da aurícula direita antecede a da aurícula esquerda, evitando a mistura total de sangue venoso e arterial. O ventrículo encaminha o sangue venoso na direcção dos pulmões, para o lado direito e o sangue arterial para o lado esquerdo, no sentido dos restantes órgãos do corpo.


Mamiferos- Nos mamíferos e nas aves o coração apresenta quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos. Assim sendo existe recepção de sangue proveniente de duas cavidades sem ocorrer qualquer mistura deste fluído. No lado esquerdo do coração circula sangue arterial e no lado direito sangue venoso. Neste tipo de animais o sangue circula a grande pressão e nunca se mistura. A separação entre a circulação pulmonar e a circulação sistémica nas aves e nos mamíferos permitindo um maior afluxo de oxigénio nas células devido à sua complexidade e, consequentemente, às suas maiores exigências energéticas.
Fontes informativas: http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://biotic.no.sapo.pt/images/imagem.jpg&imgrefurl=http://10-1-modulosrecorrente.blogspot.com/2008_06_01_archive.html&usg=__2jHdphz7RptyKcRn3n0uOAlQKEg=&h=494&w=794&sz=59&hl=pt-PT&start=10&um=1&tbnid=S3mCNZwNem8uLM:&tbnh=89&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Dtransporte%2Bnos%2Banimais%2B-%2Bbiologia%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG%26um%3D1




0 comentários:

Enviar um comentário