DNA: o que é?

As células são as unidades estruturais mais pequenas do corpo e estão agrupadas em diversos tipos de tecido. Independentemente das suas funções, todos os tipos de células têm uma estrutura interna idêntica, e a maior parte delas um núcleo com uma substância chamada DNA, que alberga a informação genética passada de pais para filhos. O DNA controla a singularidade de cada pessoa, mas também o modo como cada célula individual funciona.
O termo DNA é utilizado para definir o ácido desoxiribonucleico, uma substância química que existe em todos os organismos vivos (e pode sobreviver, durante milhares de anos, após a morte). O DNA tem toda a informação de que uma célula necessita para produzir as proteínas necessárias ao funcionamento. As moléculas de DNA são constituídas por uma série de pequenas unidades formadas por pares de bases químicas. Estas bases são quatro: Adenina (A), Tiamina (T), Guanina (G) e Citosina (C). Elas ligam-se sempre numa mesma combinação: a adenina com a tiamina e a guanina com a citosina. A ordem pelas quais estas bases ocorrem ao longo de todo o comprimento da molécula fornece o código genético.

Reflexão pessoal: Nunca me tinha apercebido da importância do DNA nas nossas vidas até agora. Este , não só é o suporte básico da vida mas como também é o que nos confere maior parte das nossas características. Como foi citado variadas vezes na aula, podemos olhar para o DNA como uma complexa rede que forma um dicionário de quatro letras, apenas quatro (A, D, T e G). Com estas quatro letrinhas do nosso alfabeto somos capazes de formar mil e uma coisas. O DNA é uma coisa extraordinária. Apesar de ser minúsculo, a sua importância é vital para todos os seres vivos.

Fontes Informativas: Livro "Enciclopédia Completa"


0 comentários:

Enviar um comentário