Estrutura e função das células

Todas as células são constituídas por uma membrana exterior que envolve o seu conteúdo líquido, o citoplasma. Dentro deste existem estruturas especializadas, os organitos, que desempenham as tarefas próprias da célula. No centro da célula existe o núcleo, que contém material genético (DNA) na forma de cromossomas e actua como centro de controlo da célula. Muitas células dispõem de um conjunto completo de instruções genéticas, mas, no interior de cada célula apenas são activadas as necessárias para as suas funções. Por exemplo, as instruções para produzir insulina (uma hormona) estão presentes no DNA de cada célula, mas apenas são utilizadas nas células do pâncreas.

Embora muitas células possuam os mesmos tipos de organitos, elas têm diferentes formas e tamanhos e diferentes tempos de vida dependendo das suas funções. As células gordas são globulares e contêm uma gotícula de gordura, enquanto as nervosas têm longos e ramificados eixos axónicos para transmitir mensagens. Algumas células podem até mudar de forma. Os glóbulos brancos, por exemplo, podem tornar-se longos e finos para se esgueirarem pelos capilares ou formar "braços" para prender e fagocitar os microorganismos.

Reflexão pessoal: As células vivas classificam-se em procarióticas e eucarióticas. As células eucarióticas são maiores e mais complexas, e possuem mecanismos muito mais elaborados de regulação genética. O DNA das células eucarióticas encontra-se confinado num local próprio, delimitado por membranas, o núcleo. No citoplasma existem também vários compartimentos delimitados por membranas e especializados em funções específicas. Com isto, concluímos que as células representam a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos.

Fontes informativas : Livro de Bioquímica

0 comentários:

Enviar um comentário