Reflexão pessoal: A mitose, como já sabemos, é um mecanismo em que o número de cromossomas das células-filhas é semelhante em relação à célula-mãe. O mesmo não ocorre com a meiose em que estes passam a metade. Outro aspecto que diferencia a mitose da meiose é o número de divisões que ocorrem em cada uma. Enquanto que na primeira só se dá uma e apenas uma divisão, no processo meiótico dão-se duas. Também o número de núcleos formados é distinto, visto que, na mitose se formam apenas dois e na meiose quatro. O emparelhamento de cromossomas homólogos e o crossing-over não se efectuam na mitose e o mesmo não acontece na meiose, em que estes dois fenómenos fazem parte do processo.
"Uma série ininterrupta de divisões celulares estende-se desde os nossos dias até à história passada da vida. Um indivíduo é apenas um remoinho ligeiro na corrente, que se desvanece sem deixar vestígio, e o curso geral da vida continua." E. B. Wilson, 1927
Visões da Terra
Factos e Números Semanais
Sabias que? Os corais da grande barreira australiana reproduzem-se ao mesmo tempo, libertando-se milhões de gâmetas cuja sobrevivência parcial é assegurada por essa simultaniedade.
0 comentários:
Enviar um comentário