Reflexão pessoal: Como sabemos, a espirogira é uma alga verde que vive na água doce, fundamentalmente em charcos. Esta é um ser pluricelular e eucarionte e o seu ciclo de vida é exemplo de ciclos de vida de seres haplontes. A meiose é pós-zigótica e, no ciclo de vida da espirogira, aquando da meiose, verifica-se fecundação e meiose, podendo concluir que há alternância de fases nucleares.A reprodução sexuada efectua-se quando o o gâmeta dador movimenta o seu conteúdo celular em direcção ao gâmeta receptor através do tubo de conjugação. Estes fundem-se e formam um ovos/zigotos.
"Uma série ininterrupta de divisões celulares estende-se desde os nossos dias até à história passada da vida. Um indivíduo é apenas um remoinho ligeiro na corrente, que se desvanece sem deixar vestígio, e o curso geral da vida continua." E. B. Wilson, 1927
Visões da Terra
Factos e Números Semanais
Sabias que? Os corais da grande barreira australiana reproduzem-se ao mesmo tempo, libertando-se milhões de gâmetas cuja sobrevivência parcial é assegurada por essa simultaniedade.
0 comentários:
Enviar um comentário