Reflexão pessoal: De forma sintetizada, estas duas figuras ilustram os dois modelos explicativos para a formação dos eucariontes. Aqui podemos ver que, no modelo endossimbiótico, aquele mais aceite, uma célula procariótica terá capatado outras células procarióticas que permaneceram no interior da célula inicial. Elas estabeleceram relações de simbiose, e devido á eficácia entre os sujeitos passaram a constituir-se um organismo estável. Assim nasceu os seres eucariontes. Por outro lado, o modelo autogénico defende que a célula eucariótica terá surgido de sucessivas invaginações da membrana plasmática seguidas de especialização.
"Uma série ininterrupta de divisões celulares estende-se desde os nossos dias até à história passada da vida. Um indivíduo é apenas um remoinho ligeiro na corrente, que se desvanece sem deixar vestígio, e o curso geral da vida continua." E. B. Wilson, 1927
Visões da Terra
Factos e Números Semanais
Sabias que? Os corais da grande barreira australiana reproduzem-se ao mesmo tempo, libertando-se milhões de gâmetas cuja sobrevivência parcial é assegurada por essa simultaniedade.
0 comentários:
Enviar um comentário