Doença de Parkinson

Doença de Parkinson é um distúrbio progressivo do sistema nervoso com sintomas bem definidos - uma combinação de tremor, rigidez e lentificação dos movimentos. As pessoas com mais de 50 anos são o grupo mais afectado por esta doença, que atinge anualmente cerca de 20 em cada 100 000 pessoas.

Causas - Os gânglios basais, parte do cérebro responsável pela produção de movimentos musculares regulares, degeneram nas pessoas que sofrem desta doença. Um mediador químico chamado dopamina, produzido por células dos gânglios basais, coordena o movimento com a ajuda da acetilcolina; estes dois neurotransmissores têm acções opostas, mas equilibradas. Como a dopamina é deficiente nas pessoas que sofrem da doença de Parkinson, ocorre um desequilibrio quimico no cérebro, com predominância para o efeito da acetilcolina.
Sintomas - Durante as primeiras fases da doença de Parkinson, os sintomas afectam geralmente um lado do corpo. Um tremor numa mão, lentificação dos movimentos e rigidez muscular podem ser os primeiros sinais. À medida que a doença progride, ambos os lados do corpo ficam afectados. Dificuldade na articulação das palavras. Muitas vezes o rosto perde expressão.
Diagnóstico - O médico pesquisará os sinais clássicos da doença de Parkinson. Será feita a história cuidadosa de outras doenças e colhidos pormenores sobre os medicamentos que o doente tomou.
Tratamento - a principal terapêutica é medicamentosa. Nos últimos anos, pessoas com a doença de Parkinson receberam um implante similar ao estimulador cardíaco, susceptível de transmitir ao cérebro impulsos eléctricos que controlam a rigidez e o tremor.
Prognóstico - a longo prazo os sintomas tornam-se mais difíceis de controlar e isto pode significar que o paciente precisará de mais ajuda nas deslocações e execução de tarefas básicas.

Fontes informativas: Cérebro e Sistema Nervoso Central, Selecções do Reader's Digest

0 comentários:

Enviar um comentário