Treine o cérebro


Um lema para o envelhecimento controlado do cérebro poderá ser "use-o para não o perder". Um octogenário que tenha feito palavras cruzadas ao longo da vida será capaz de resolver um novo problema de cruzadismo com a rapidez de uma pessoa com 20 anos. Cada um dos exercícios para o cérebro aqui descritos visa testar diferentes aspectos da função cognitiva, e, se os praticar algumas vezes por semana, não tardará a notar os progressos na agilidade mental.
  1. Atribua a cada letra do alfabeto um valor numérico de 1 a 26 (A=1, B=2, ...). Tente pensar em palavras cuja soma dos valores das letras que as compõem perfaça 40. Da próxima vez, use outras equivalências.
  2. Vire um livro ou um jornal ao contrário e leia uma página de baixo para cima. Note como necessita de fazer muito mais esforço para que as frases façam sentido.
  3. Mergulhe na memória e procure lembrar-se do nome dos seus professores e colegas de turma ao longo do secundário. Tente recordar determinados pormenores, como, por exemplo, a roupa que usavam ou os seus traços mais distintos. Noutra ocasião, pense num antigo local de trabalho ou numa rua onde tenha vivido. Ficará certamente surpreendido com aquilo que guarda na memória.
  4. Em 2 minutos, escreva o maior número possível de palavras (nomes de cidades, rios, etc) iniciadas pela mesma letra.
  5. Concentre-se no ponteiro dos segundos de um relógio durante um minuto. Em seguida, feche os olhos e tente medir mentalmente um minuto.
  6. Rode o rato do computador de modo que, movendo a bolinha para a esquerda e para a direita, consiga mover o cursor para a direita e para baixo.
  7. Pegue na conta do telefone e tente lembrar-se dos nomes das pessoas para quem fez cada chamada.

0 comentários:

Enviar um comentário