Homeostase

Homeostase (Homeostasia) é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados.

Os sistemas homeostáticos exibem certas propriedades:

  • São extremamente estáveis;
  • Toda a sua organização, interna, estrutural e funcional, contribui para a manutenção do equilíbrio.
  • São imprevisíveis (o resultado de uma determinada acção pode mesmo ser o oposto do esperado).

Seguem-se alguns dos mais importantes exemplos de homeostase em mamíferos:

  • A regulação da quantidade de água e minerais no corpo, conhecida como osmorregulação. Tem lugar principalmente nos rins.
  • A remoção de resíduos metabólicos, conhecida como excreção. Tem lugar em órgãos excretórios como os rins e os pulmões.
  • A regulação da temperatura corporal, realizada principalmente pela pele e pela circulação sanguínea.
  • A regulação dos níveis de glicose no sangue, realizada principalmente pelo fígado e pela insulina segregada pelo pâncreas. Estado de equilíbrio no corpo.
Mecanismos de homeostase: feedback
  • O feedback negativo é a reacção pela qual o sistema responde de modo a reverter a direcção da mudança. Dando tender a manter estáveis as variáveis, permite a manutenção da homeostase. Por exemplo, quando a concentração corporal de dióxido de carbono aumenta, os pulmões são estimulados a aumentar a sua actividade e expelir mais dióxido de carbono. A termorregulação é outro exemplo de feedback negativo. Quando a temperatura corporal sobe, ou desce, receptores na pele e no hipotálamo sentem a alteração, despoletando uma ordem no cérebro que dá início a uma reacção no sentido de gerar ou libertar calor, conforme seja o caso.
  • No feedback positivo, a resposta amplifica a mudança da variável. Isto tem um efeito destabilizador, pelo que não contribui para a homeostase. O feedback positivo é menos comum nos sistemas naturais do que o feedback negativo, mas tem as suas aplicações. Por exemplo, nos nervos, um potencial eléctrico limite despoleta a geração de um potencial de acção muito mais elevado. Outros eventos de feedback positivo são a coagulação do sangue e vários eventos na gestação.
Fontes informativas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homeostase

0 comentários:

Enviar um comentário