Formação definitiva do cérebro


O sistema nervoso central é um dos primeiros sistemas a construir-se. Na terceira semana, são já visíveis as células que formam a base do cérebro e da medula espinal, o tubo neural.

Seis meses antes do nascimento no interior da cabeça continua um intenso crescimento celular, com olhos rudimentares bem visíveis.
Aos 5 anos, o cérebro da criança atingiu já 95% do seu peso na idade adulta.
Aos 7 anos dá-se a maravilhosa mielinização. A camada isolante de mielina em volta dos nervos acelera a transmissão e a eficácia dos sinais nervosos.
Durante a adolescência ocorrem as turbulências cerebrais. Exames ao encéfalo revelam que, ao longo da puberdade, certas partes do cérebro se expandem e depois diminuem de volume.
Já na idade adulta, à parte doença ou lesão, o cérebro mantém praticamente o mesmo aspecto ao longo da idade adulta, apesar da perda continua de células.
A partir de certa idade (terceira idade), é essencial vigiar o seu coração para reduzir o risco de acidente vascular cerebral devido ao bloqueio de um vaso sanguíneo vital do cérebro.

Reflexão pessoal: Apesar desta extraordinária complexidade que obedece a um padrão específico, cada pessoa possui um cérebro exclusivo, quer isto dizer, "um cérebro único para uma pessoa única". Na minha opinião, a história de como é formada esta "tela" é um dos mais surpreendentes episódios do ciclo vital do Homem. Como já vimos anteriormente, começa com algumas células num minúsculo embrião e transforma-se em biliões de biliões de neurónios, que formam o cérebro. Sabiam que na vigésima semana de gestação de um bebe, quando tem cerca de 19cm de comprimento, o feto já reage a ruídos do mundo exterior? E que no momento que a criança nasce é quando esta possui a maior quantidade de células nervosas que alguma vez terá? No auge do crescimento cerebral fetal, são criadas 250 000 novos neurónios em cada minuto, quer isto dizer, 15 milhões por hora. O nosso corpo é algo muito complexo, mas extremamente brilhante.

Fontes informativas: Cérebro e Sistema Nervoso Central, Selecções do Reader's Digest



0 comentários:

Enviar um comentário