Reflexão pessoal: Nesta imagem, uma amiba que está a sofrer o processo de bipartição, confronta outro ser vivo da mesma espécie, a Amanda. Ela afirma com um ar satisfeito, que se vão passar a ver com mais frequência. De facto, elas vão se encontrar muitas mais vezes, visto que, pelo processo de cissiparidade, um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais e material genético semelhante. Podemos então dizer que a Amanda e a sua amiga vão poder "tomar um chá" mais usualmente pois não vai ser só uma Amanda que vai existir, mas milhares delas.
"Uma série ininterrupta de divisões celulares estende-se desde os nossos dias até à história passada da vida. Um indivíduo é apenas um remoinho ligeiro na corrente, que se desvanece sem deixar vestígio, e o curso geral da vida continua." E. B. Wilson, 1927
Visões da Terra
Factos e Números Semanais
Sabias que? Os corais da grande barreira australiana reproduzem-se ao mesmo tempo, libertando-se milhões de gâmetas cuja sobrevivência parcial é assegurada por essa simultaniedade.
0 comentários:
Enviar um comentário