Notícia#10

Entrevista com James Watson
No segundo seminário sobre a Cooperação Internacional do Programa Genoma Humano, realizado em Valência, foram colocadas ao investigador James Watson algumas questões:

- Crê que o Programa Genoma Humano permitirá identificar os genes relativos aos caracteres humanos da personalidade e da inteligência?
- Os traços da personalidade são muito complexos e não sabemos qual a actividade dos genes e do ambiente.. Parece-me muito improvável conseguir uma genética em condições óptimas para determinar este tipo de características.
- Pensa que algumas características de comportamento, como o alcoolismo, estão relacionadas com os genes?
- Segundo uns trabalhos realizados com gémeos idênticos, refiro-me a gémeos idênticos que cresceram separados, em ambientes diferentes, está bastante claro que se trata de uma característica genética.
- Considera que o DNA de uma pessoa é algo confidencial?
- Sim, com certeza, é ilegal divulgar o DNA de um indivíduo, a profissão médica guarda a história de um doente como algo confidencial.
- Que problemas éticos trará consigo o Projecto Genoma?
- Quando se estuda o cancro a um determinado nível genético, após identificação dos genes respectivos, seremos capazes, em alguns casos, de saber se a pessoa está predisposta a contrair o cancro. Algumas questões podem então colocar-se: se podemos detectar estes genes defeituosos e portanto as doenças para que se está predisposto, quem deveria ter esta informação? Deveria comunicar-se à pessoa?

Reflexão pessoal: Menciono bastantes vezes James Watson pois, como já explicado anteriormente no meu e-portefólio, penso que se a minha paixão por Biologia existe, por parte se deve a esta figura. Ele estudou o material genético e conseguiu desenvolver a sua estrutura, permitindo a análise mais pormenorizada do DNA. O meu gosto pela Biologia, em parte, devo-o ao senhor James.
Fontes informativas: Livro "Terra, Universo de Vida"

0 comentários:

Enviar um comentário